sexta-feira, 29 de abril de 2011

A festa da Louise


1º de maio a Louise faz um ano. Dia desses a Charlotte e eu estávamos conversando com ela em uma língua só nossa e fechamos a relação dos convidados para a festa, que ocorrerá em Marseille. Não fique triste se você foi excluído, pois a lista é muito mais restrita do que a de um tal casamento real que ocorre no mesmo fim de semana.


São eles os agraciados:

. Edouard, le canard – Edouard é o pato de pelúcia da Louise, com o qual ela dorme abraçada todos os dias e que vai sempre à creche com ela. Por isso podemos considerá-lo como seu companheiro. Condição privilegiada, é verdade, mas que ele é obrigado a compartilhar com um rival.

. Doudou – Também de pelúcia, Doudou parece um espantalho vestido de vermelho e verde. Dorme do outro lado do berço, um pouco afastado do Edouard, que tem o triplo do seu tamanho e um bico ameaçador. Ao contrário do pato, Doudou não sai do berço nunca (talvez com medo de perder a vaga), mas já concordou em abrir uma exceção para comparecer à festança.

. Sebastião e seus companheiros azulados – No mundo maravilhoso da Louise há diversos animais azuis. O chefe da trupe é o macaco Sebastião, com seu rabo multicolorido. E ele está sempre na companhia da foca Fábia, da baleia inflável Jussara, do carneiro Jacques e do Zélefante. Este, coitado, foi fabricado em duas partes e vive perdendo a cabeça pelos cantos da casa.

. Sophie, la girafe – A girafa de borracha Sophie tem a grande qualidade de se deixar morder, pisar, entortar, esmagar, babar e esticar sem nada dizer. Até porque girafa não fala mesmo. Tão muda quanto suas milhões de irmãs espalhadas pela França, a Sophie da Louise confirmou presença balançando o pescoço depois de levar uma sacodida finalizada por uma big esborrachada contra a parede.

. A gangue dos coelhos – Da última vez que contei eram três, mas parece que dois novos já chegaram pra aumentar a turma. Tem até um azul, que recusou um convite para se juntar à trupe de Sebastião: “prefiro ficar entre os meus”, disse. Para bem receber o grupo, a aniversariante já encomendou um estoque extra de cenouras de pelúcia.

. Alfredo – Apesar da grafia brasileira, a pronúncia é afrancesada: Alfrredô. Errar no sotaque é considerada uma gafe imperdoável. Os que deslizarem estarão sujeitos à ira da aniversariante, riscando levar uma babada.

. Os irmãos úmidos – A vaca Vilma, o suíno Sílvio e o pelicano Paulo são presenças constantes no banho da Louise, que insiste em afogá-los. Longe de irritá-los, o caldo diário parece agradar os irmãos, que prometeram chegar limpos e penteados para a comemoração


E há também algumas ausências, que serão igualmente sentidas:

. Psycho Emily – A variante psicodélica da boneca Emília, com seu sorriso mezzo Mona Lisa, mezzo Janis Joplin, já disse que não irá ao convescote. Prefere ficar em Paris, esticadona no tapete, olhando para o teto, curtindo uma vibe só dela.

. Olive – O pato Olive chegou à casa depois do Edouard, por isso nos assuntos patéticos ele nunca tem a palavra final. Pra descolar um convite, Olive tentou se disfarçar de marreco, mas foi involuntariamente desmascarado pela própria Louise, que tentou comer seu chapéu marrom e branco. Quando descobriu a tentativa de farsa, Edouard decretou: “Olive não vai! Quém quém manda aqui sou eu.”

Por fim, é importante ressaltar que a Louise também autorizou a presença de alguns poucos adultos, na medida do possível e do espaço disponível, depois que todos os convidados de honra já tiverem sido instalados ao seu lado na mesa.

8 comentários:

May disse...

Hélas! Ate que enfim vejo um primeiro aniversario ser comemorado sem um batalhao de convidados! Espero que o espaço seja bem pequeno, para que ela estaja cercada de poucos e queridos amigos e familiares. Os pais orgulhosos de sua cria, querem mostra-la ao mundo todos e esquecem que um bebe de um ano, nao sabe pra que é a festa, o que estao comemorando e se cansa e se irrita quase sempre. Parabéns a pequena familia que acompanho ha tanto tempo pela internet!

Bruno Carmelo disse...

Caramba, um ano ja ? Belo post, Daniel. (Alias, estou lendo "Comment voyager avec un saumon" do Umberto Eco e penso muito na tua maneira de escrever.

Abraço.

Bruno

Anônimo disse...

será que eles gostam de brigadeiro?

Mariana disse...

Pena que não estaremos por perto para participar dessa festa! Eu não me incomodaria de ficar em pé para ceder lugar para um dos melhores amigos da Loulou! E Bibi e Carol adorariam participar do primeiro aninho da prima! Nossos melhores votos de felicidades para a Loulou, e também muita saúde e grandes conquistas nesse novo ano!! Parabéns, querida!

Beijos,

Mari, Gustavo, Bibi e Carol

Soraya Salomao disse...

Uma foca Fábia!!! Gosto pra valer. Amigos interessantes os da menina Louise. Parece-me inclusive que são todos chegados seus também, chéri. E que simpático esse tal de Edouard, o canard. Meio metido esse pato, mas com um prestígio desses, quem não seria? Gosto do lenço vermelho do sujeito, tipicamente francês. Será uma festa e tanto, à la Marseille. Felicidades para a menina flor-de-maio, para toda a família e agraciados convidados. Muito simpáticos!

Beatriz disse...

Parabéns à pequena Louise!
E que os excelentíssimos convidados se sintam em uma pequena grande festa digna da realeza!!!
Beijos
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Flor Falante disse...

Louise, chérie! (Não sei se é assim que se escreve o feminino)
Parabéns! Que o seu mundo seja sempre colorido e divertido! Que você seja abençoada pelos deuses da alegria, amor, beleza, boa sorte e saúde. E lembre-se, este é apenas o seu primeiro ano neste mundo maluco e meio cinza, mas felizmente temos a graça de ver criaturinhas lindas assim como você nascerem pertinho de nós! Obrigada por isso!
Um beijo da tia Flaviá, com acento francês!

dELáPRaCá disse...

ÊÊÊÊÊÊ
Salve a pequena Louise!
beijos a todos e que ela continue linda e divertida!