sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Procura-se pão francês

- Três pães, s'il vous plaît.
- Qual?
- Pão francês. Queria três, bem assados.
- Pão francês?
- Não tem?
- Aqui na França, tecnicamente falando, todos os pães são franceses.
- É aquele pãozinho pequeno assim, ó.
- O croissant?
- Não, não. É um que parece um zepelin, sabe?
- Baguete?
- Não, a baguete parece mais um submarino, e é grande. Esse é como uma baguete que encolheu.
- Voilà! É a mini-baguete.
- Menor ainda.
. É a mini-baguete cortada ao meio?
- Mas aí continua sendo uma mini-baguete, só que cortada ao meio.
- Tem razão.
- Imagina que a baguete é o pai.
- Tô imaginando.
- O pão francês é o filho gordinho.
- Nunca ouvi falar.
- É o pão do dia-a-dia no Brasil.
- E vocês o chamam de pão francês?
- Sim.
- Olha, acho que ele não existe na França.
- Quer dizer que temos sido enganados esse tempo todo?
- Lamento te revelar isso assim, de supetão.
- Estou chocado.
- Ainda temos a baguete. Quer?
- Vai, me dá uma.
- Qual? Normal, tradicional, integral, com cereais?
- Mas é difícil comprar pão por aqui, hein?
- O que você queria? Estamos na França. Temos dezenas de pães diferentes.
- Só não tem o pão francês.
- Esse não.
- Me dá uma baguete com cereais, então.
- Aqui está.
- Pode embrulhar?
- Hã?
- Colocar num saco.
- Aqui não...
- Já sei, não tem saco pro pão também.
- Isso.
- Vai me dizer que tenho que levá-lo debaixo do braço?
- Exatamente.
- Olha, mudei de idéia. Dá pra sair um misto-quente?

13 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que o meu preferido e o brioche. (rsrsrs) Adorei o novo visual! Bjoks

sandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

cansei de falar aqui no Brasil que o pão francês brasileiro não tem nada de francês rsrsrsrsrs.
Até que dá para encontrar o pão francês do Brasil na França nos supermercados Auchan ou Carrefour na boulangerie ... se compra 6/10 num pacote ... nem tanto fresquinho ... e não acredito que o boulanger français não embrulha o baguette ! será que o boulanger parisiense perdeu total noção???
parabéns pelo blog e artigos!
bjo da parisiense exilada ...

Unknown disse...

O nosso pão francês deveria se chamar pão brasileiro, mas como brasileiro adoooooooora achar que o que vem de outro país é melhor, então mudaram a certidão de nascimento do pobre pãozinho. Será que foi isso?! Taí, vou investigar!


{[(quanto ao ex-casal Suplicy, enquanto o Eduardo dá sono, a Marta dá insônia... não conseguiria dormir nunca mais depois de olhar pra cara empalhada daquela mulher... urgh!)]}

Anônimo disse...

hahaaha
geeenteee né q eu nunca pensei isso rsrs
dorei.. pra variar

Anônimo disse...

Dani, aqui nos supermercados ou em qualquer padaria tem um monte de pão francês (ou não será francês?). Beijos, mami

Anônimo disse...

Lá no sul do Brasil chamamos de "cacetinho"... talvés não seja uma maneira legal de pedir pro padeiro, né?! "Ei, cinco cacetinhos, por favor."
Já ouvi pessoas que o chamam, simplismente, de pão de água e sal.
Beijos, querido! Seu blog sempre me diverte! =)

Milena disse...

Acho ótimo vir aqui de vez em quando pra rir um pouco só...
Bjs.

P.S - Meus pais chegaram sexta à Grenoble. Temporara de estudos por essas bandas dai...

Anônimo disse...

Bonjour!
Na França tem sim pão francês, só que se chama de "petit pain". O pão é sempre embrulhado num papel (nas boulangeries) ou num plastíco (supermercados).
Voilà!

Anônimo disse...

Sensacional... adorei o diálogo...
e viva a França!

Unknown disse...

Primeira vez nesse blog e adorei, Visitarei muitas outras vezes. Só pra constar: Na Italia eu queria pão italiano e fui em busca tb de saber como eu poderia adquiri-lo. Demorei um pouco pra aprender que o pão italiano lá é o pao caseiro aqui. La o nome é: Pão cafona. E claro, tb na Espanha e na Alemanha fiquei passada com o povo pegando tudo com as maos e depois pegando o dinheiro. Se pnsar bem a gente nem consegue comer.
vivendo e aprendendo.

it's a small world after all disse...

excelente texto! :o)
pão frances, aqui na França, é o petit pain...
tem o MESMO formato, mas não é a mesma coisa...
pão francês é pão francês! em todos os sentidos. hehehe

Anônimo disse...

Meu amigo é que tinha razão. Qdo veio do interior pra Sampa pediu um pão com manteiga no bar, e ao ser perguntado: no pão francês? Ele respondeu: não, no pão brasileiro mesmo! O coitado achou que o pão francês seria mais caro que o pão brasileiro. E no interior não tinha essa de pão francês, era chamado simplesmente de pão de água, só que era maior, tipo família.