sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Procura-se pão francês

- Três pães, s'il vous plaît.
- Qual?
- Pão francês. Queria três, bem assados.
- Pão francês?
- Não tem?
- Aqui na França, tecnicamente falando, todos os pães são franceses.
- É aquele pãozinho pequeno assim, ó.
- O croissant?
- Não, não. É um que parece um zepelin, sabe?
- Baguete?
- Não, a baguete parece mais um submarino, e é grande. Esse é como uma baguete que encolheu.
- Voilà! É a mini-baguete.
- Menor ainda.
. É a mini-baguete cortada ao meio?
- Mas aí continua sendo uma mini-baguete, só que cortada ao meio.
- Tem razão.
- Imagina que a baguete é o pai.
- Tô imaginando.
- O pão francês é o filho gordinho.
- Nunca ouvi falar.
- É o pão do dia-a-dia no Brasil.
- E vocês o chamam de pão francês?
- Sim.
- Olha, acho que ele não existe na França.
- Quer dizer que temos sido enganados esse tempo todo?
- Lamento te revelar isso assim, de supetão.
- Estou chocado.
- Ainda temos a baguete. Quer?
- Vai, me dá uma.
- Qual? Normal, tradicional, integral, com cereais?
- Mas é difícil comprar pão por aqui, hein?
- O que você queria? Estamos na França. Temos dezenas de pães diferentes.
- Só não tem o pão francês.
- Esse não.
- Me dá uma baguete com cereais, então.
- Aqui está.
- Pode embrulhar?
- Hã?
- Colocar num saco.
- Aqui não...
- Já sei, não tem saco pro pão também.
- Isso.
- Vai me dizer que tenho que levá-lo debaixo do braço?
- Exatamente.
- Olha, mudei de idéia. Dá pra sair um misto-quente?

14 comentários:

Fabíola disse...

Ainda bem que o meu preferido e o brioche. (rsrsrs) Adorei o novo visual! Bjoks

sandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

cansei de falar aqui no Brasil que o pão francês brasileiro não tem nada de francês rsrsrsrsrs.
Até que dá para encontrar o pão francês do Brasil na França nos supermercados Auchan ou Carrefour na boulangerie ... se compra 6/10 num pacote ... nem tanto fresquinho ... e não acredito que o boulanger français não embrulha o baguette ! será que o boulanger parisiense perdeu total noção???
parabéns pelo blog e artigos!
bjo da parisiense exilada ...

FabiCatarse!! disse...

O nosso pão francês deveria se chamar pão brasileiro, mas como brasileiro adoooooooora achar que o que vem de outro país é melhor, então mudaram a certidão de nascimento do pobre pãozinho. Será que foi isso?! Taí, vou investigar!


{[(quanto ao ex-casal Suplicy, enquanto o Eduardo dá sono, a Marta dá insônia... não conseguiria dormir nunca mais depois de olhar pra cara empalhada daquela mulher... urgh!)]}

Fernanda disse...

hahaaha
geeenteee né q eu nunca pensei isso rsrs
dorei.. pra variar

mami disse...

Dani, aqui nos supermercados ou em qualquer padaria tem um monte de pão francês (ou não será francês?). Beijos, mami

Tati =) disse...

Lá no sul do Brasil chamamos de "cacetinho"... talvés não seja uma maneira legal de pedir pro padeiro, né?! "Ei, cinco cacetinhos, por favor."
Já ouvi pessoas que o chamam, simplismente, de pão de água e sal.
Beijos, querido! Seu blog sempre me diverte! =)

Little Girl Blue disse...

Acho ótimo vir aqui de vez em quando pra rir um pouco só...
Bjs.

P.S - Meus pais chegaram sexta à Grenoble. Temporara de estudos por essas bandas dai...

Anônimo disse...

Bonjour!
Na França tem sim pão francês, só que se chama de "petit pain". O pão é sempre embrulhado num papel (nas boulangeries) ou num plastíco (supermercados).
Voilà!

Anônimo disse...

Sensacional... adorei o diálogo...
e viva a França!

sandra disse...

Primeira vez nesse blog e adorei, Visitarei muitas outras vezes. Só pra constar: Na Italia eu queria pão italiano e fui em busca tb de saber como eu poderia adquiri-lo. Demorei um pouco pra aprender que o pão italiano lá é o pao caseiro aqui. La o nome é: Pão cafona. E claro, tb na Espanha e na Alemanha fiquei passada com o povo pegando tudo com as maos e depois pegando o dinheiro. Se pnsar bem a gente nem consegue comer.
vivendo e aprendendo.

I LOVE YOU disse...

視訊做愛,免費視訊,伊莉討論區,sogo論壇,台灣論壇,plus論壇,維克斯論壇,情色論壇,性感影片,正妹,走光,色遊戲,情色自拍,kk俱樂部,好玩遊戲,免費遊戲,貼圖區,好玩遊戲區,中部人聊天室,情色視訊聊天室,聊天室ut,成人遊戲,免費成人影片,成人光碟,情色遊戲,情色a片,情色網,性愛自拍,美女寫真,亂倫,戀愛ING,免費視訊聊天,視訊聊天,成人短片,美女交友,美女遊戲,18禁,三級片,自拍,後宮電影院,85cc,免費影片,線上遊戲,色情遊戲,日本a片,美女,成人圖片區,avdvd,色情遊戲,情色貼圖,女優,偷拍,情色視訊,愛情小說,85cc成人片,成人貼圖站,成人論壇,080聊天室,色情

it's a small world after all disse...

excelente texto! :o)
pão frances, aqui na França, é o petit pain...
tem o MESMO formato, mas não é a mesma coisa...
pão francês é pão francês! em todos os sentidos. hehehe

Anônimo disse...

Meu amigo é que tinha razão. Qdo veio do interior pra Sampa pediu um pão com manteiga no bar, e ao ser perguntado: no pão francês? Ele respondeu: não, no pão brasileiro mesmo! O coitado achou que o pão francês seria mais caro que o pão brasileiro. E no interior não tinha essa de pão francês, era chamado simplesmente de pão de água, só que era maior, tipo família.