sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Paris para crianças II

Outro dia nevou em Paris. Aí eu perguntei pro meu pai o que que era a neve. Ele disse que era o gelo bem fino que caía do céu. E eu perguntei se tinha congelador nas nuvens, pra poder fabricar o gelo. Meu pai disse que não era preciso, pois ficava tão frio lá em cima que a água congelava sozinha. Aí eu me lembrei que na nossa geladeira a água congelada vira uma pedrona de gelo e perguntei se no céu tinha uma máquina pra quebrar esse gelo em um montão de pedacinhos, pra virar neve fininha. Ele disse que queria ver o jornal e que falava sobre isso depois.

Percebi que o meu pai não sabia nada sobre neve e fui perguntar pro meu irmão mais velho, que é tão grande que consegue encostar o pé no chão quando senta na cadeira. Ele falou que a neve era um fenômeno meteorológico que fazia cair cristais de gelo. Aí eu perguntei pra ele o que era meteorológico e ele disse que eu era burra. Então eu chorei bem alto e forte e minha mãe veio perguntar o que tinha acontecido. Eu disse que o João tinha me chamado de burra e minha mãe falou pra ele ir pro quarto. Mas aí eu fiquei sem saber o que é meteorológico.

E quando minha mãe fazia um café com leite bem quentinho pra mim eu perguntei também pra ela o que era a neve. Ela me explicou que eram os vapores de água que se congelavam, lá em cimão, nas nuvens bem altas. Aí é que eu não entendi nada mesmo, pois pra mim o vapor é quente. Pelo menos é o que a minha mãe sempre me diz quando eu chego perto do fogão pra ver a chaleira soltando aquela fumaça. Ela diz "sai daí, Gabriela, esse vapor vai acabar te queimando". Eu também começo a achar que a minha mãe não entende muito das coisas. Se o vapor é quente, como é que ele não derrete a neve?

Sabe, eu nunca desisto de uma pergunta. A professora da escola diz que eu tenho espírito de cientista, porque eu gosto de saber tudo em detalhes. Mas não é nada disso. É que os adultos falam bobagens para as crianças, talvez com medo de que a gente não entenda a explicação de verdade. Mas o que eu acho mesmo é que eles nunca sabem as respostas, então inventam uma história qualquer. Ou então dizem "olha, é complicado explicar isso", "você ainda não tem idade pra saber", "depois da novela a gente conversa", "pergunta pro seu pai", "pergunta pra sua mãe" e esse tipo de coisa.

Por isso eu fui perguntar pro Mathieu, que é meu amiguinho da escola. O Mathieu é muito inteligente. Ele já consegue até amarrar o cadarço do tênis sozinho. Outro dia eu consegui também, mas depois minha mãe ficou reclamando comigo, dizendo que eu tinha dado tantos nós que mais parecia uma teia de aranha aquele cadarço e que ela ia ter que cortar tudo com a tesoura e comprar um novo. Pra mim estava bem bonito.

E o Mathieu falou que a neve era o que os adultos usavam para fazer o sorvete. Mas que eles guardavam esse segredo bem guardado que era pras crianças não tomarem sorvete o tempo todo. Aí eu perguntei pra ele como é que o sorvete chegava em um país quente como o Brasil sem derreter. E ele disse que todo o sorvete do mundo era feito nos países frios e depois era transportado em geladeiras muito grandes dentro de navios muito grandes.

Aí eu tive uma idéia muito muito boa. Falei pro Mathieu que quando a gente for grande pode pegar um avião, voar bem lá no alto e jogar sabores diferentes em cima das nuvens. Aí não vai nunca mais cair neve. Vai cair sempre sorvete, já prontinho. O Mathieu adorou a idéia e até já falou que vai ser piloto de avião pra gente poder fazer isso sem pedir a ajuda de ninguém. Aí eu falei que já que a gente ia ficar rico podia se casar e ter muitos filhos. E nessa hora ele saiu correndo pro parquinho. O Mathieu pode ser muito inteligente, mas às vezes ele ainda é um pouco imaturo.

----------

Leia também: Paris para crianças

12 comentários:

Anônimo disse...

Daney,

Esse seu texto é uma preciosidade de lindo e singelo.

Muito orgulho de você!

Bjo,

Renata cara-de-batata

Silvestre Gavinha disse...

É verdade, que delícia de texto. E que menininha mais inteligente.
Adorei a idéia de nevar sorvete.
Marie

Anônimo disse...

Oi Daniel. Tô desconfiada que vc vai acabar trocando os impagáveis textos humorísticos, por outros como o de hoje. A Renata cara-de- batata (não tenho culpa, foi
ela que assim se auto denominou)foi precisa: LINDO e SINGELO. Nada mais a declarar.

Anônimo disse...

Ai, que coisa mais bonitinha!

Unknown disse...

É, eu tava na terça em Paris qdo nevou. E, de fato, neve é igual a gelo de congelador.

Flor Falante disse...

Que fofo, Dani!!!
Amei! Simples, terno e simpático! :D
Beijocas
Flávia

G disse...

Amei, amei, amei!

Quem somos disse...

óóóómm...bonitinho :)

Natália Vaz disse...

Quando eu era menor, achava que a neve era feita de pedaços de nuvens que, por sua vez, eram feitas de algodão doce sem corante artificial. Nem digo "ainda bem que aqui não neva", porque eu nunca gostei de algodão doce. [O que torna esse relato bem menos romântico. Ou bem menos clichê!]

Adorei o texto! O próximo é pra dizer que a barba do Papai Noel é realmente feita de algodão doce, né?

;)

;*

Unknown disse...

...aaaaaaaaaaaah, que texto lindo! Lindo! Lindo!

Anônimo disse...

Ai, CariellÔ, que textinho mais meigo e singelo!
A Gabriela é uma fofa e muito inteligente! =)

Beijo

Chéri disse...

Obrigado!

O nome foi escolhido como homenagem à minha sobrinha, também muito fofa e inteligente.