quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Cachorrada


Tem cachorro em todo canto em Paris. Aí você vai dizer que existe cachorro em todo canto no mundo. E eu vou dizer que você tem razão. Mas aqui eles estão dominando a cidade. O cachorro é uma instituição sacra na capital francesa, algo como a mamma na Itália. Só que enquanto as mammas ficam em casa preparando a macarronada, os parisienses não saem de casa sem o seu melhor amigo.

Outro dia, no metrô, senti uma lambida na mão. Antes de acusar a senhora ao lado de assédio sexual, percebi a presença canina, com toda a sua baba e olhar lânguido em minha direção.

- Ele é manso.

Não me preocupei com a ferocidade, mas em como eu ia me livrar daquela gosma que me colava os dedos. O melhor era limpar no próprio bicho. Alisei sua cabeça, mas os pêlos soltos grudaram na minha mão, deixando-a como um ser estranho a mim mesmo, como se o braço do Tony Ramos me tivesse sido implantado.

A presença canina é tão sufocante que já vejo o dia em que os bichos vão sair em passeata exigindo seus direitos, abocanhando faixas com dizeres como "cão também é gente" ou "não faça cachorrada: cuide bem do seu melhor amigo". Mas cachorros e passeatas não causam mais espanto em Paris, e essa manifestação só atrairia alguns poucos curiosos, como os vendedores de ração.

Além de presentes em metrôs, supermercados, cinema, restaurantes, elevadores e exposições, os cães daqui mostram que estão mesmo integrados e latem em bom francês. Fazem "ouaf ouaf" ao invés de "au au". Mas ainda não aprenderam alguns modos abolidos há séculos, e insistem em deixar suas cacas pelas ruas. Normalmente seus melhores amigos, os donos, vêm atrás, limpando a sujeira. Mas de vez em quando você pisa numa que ficou e, voilà, percebe-se totalmente integrado à cidade:

- Merde!

7 comentários:

Anônimo disse...

hahahahaha! é realmente...você me fez lembrar da época em qsue morava ai. Quando ouço (ou leio) esse tipo de coisa, fico contente em ter vindo pra ca!

Cristovao disse...

Sambiba!!! Estive na tua terra, em Creta, e lá na Grécia eles também adoram os cachorros. Não se entra em uma boutique, ainda que chic, sem esbarrar em algum enorme cão bonachão. A viagem foi muito legal, andei mais que um palestino.

Unknown disse...

...sou, infinitamente, muito mais os bons e velhos gatinhos! Os bichanos são caseiros e não saem esmerdiando as ruas por aí... e muito menos saem lambendo estranhos!! Quanto muito, se fazem alguma coisa é logo dar uma unhada em quem está incomodando seu sono de beleza hehehehehe...

Felipe disse...

Aqui em Brasília tão pegando pesado (pelo menos no Plano) com neguinho que leva o cachorro pra cagar e deixar a merda no meio da rua. Agora, o mais engraçado de Paris, para desgosto do meu pai (que sempre romantiza a cidade e não admite observações depreciativas acerca daí), é a quantidade incomensurável de merda espalhada pelas ruas. Lembro direitinho de, depois de passar uns 10 dias aí, em 1997, estar caminhando ao lado dele e dizendo: "Mas, pai, você não dá vinte passos sem ver bosta de cachorro aqui, olha só". E aí era batata. Pode contar: "1, 2, 3, 4, 5.. bosta!!!". Zera a contagem, mas continuam vindo as bostas. E realmente eunão cheguei nem perto do 20.

Mas, como a gente tem complexo de vira-lata, vamos dizer que os cães franceses são civilizados, que cagam bombons, etc.

Anônimo disse...

U la la la la la la...
Pisar em bosta de cachorro é foda mesmo. Mas poderia ser pior. Você poderia estar no Recanto das Emas, como eu...
Gostei muito do blog... vou voltar sempre...

Anônimo disse...

Bonsoir!!!
Uma amiga me indicou sua página e cá estou as 2h da madrugada sem conseguir ir dormir, agora quero ler até o final....
Obrigada, vc alegrou essa noite fria desse gelado outono parisiense!!!

Parabéns !!

Juliana

Luciene disse...

Em Londres, só vemos cães em alguns parques específicos. Não vi nenhum passeando com seu dono nas ruas. E mesmo nos parques, eles passam longe, nem dão bola para você, blasés como seus amigos humanos. Prefiro Paris, com suas lambidas fora de hora. Na última vez em que estive aí, vi a cena surreal de um cachorro saltando naquela "piscina" de La Defénse. E os donos ainda jogaram uma bolinha para ele buscar, o que, claro, ele alegremente fez. :)