quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Chéri virou livro!

O site Chéri à Paris foi criado há quase 7 anos, assim que cheguei à França e senti que precisava registrar aquela experiência de alguma maneira. Durante 5 anos, escrevi crônicas semanais sobre as desventuras de um brasileiro na terra do fromage. Diversas foram republicadas por veículos como Le Monde Diplomatique online, Magazine Brazuca e UOL.

Depois desse tempo todo, ainda não aprendi a fazer direito o maldito biquinho, mas, finalmente, vou atingir meu segundo objetivo: lançar as crônicas em livro!

São 48 textos que procuram passar um pouco da experiência de viver em um país estrangeiro: da chegada à adaptação, do sentimento de sentir-se em casa ao momento do retorno à terra natal. Ou da surpresa de constatar que não há pão francês na França (foi mal aí pelo spoiler) à dificuldade em traduzir expressões como "toca Raul!".

Então fica assim: você está sendo oficialmente convidado para a noite de lançamento de Chéri à Paris - Um brasileiro na terra do fromage, que acontecerá na cabalística noite de 11/12/13 (melhor não bobear e aparecer), no foyer do Cine Brasília (que, não por acaso, fica em Brasília), a partir das 19h.

Se um livro não é motivo suficiente para você vir à capital, saiba que na data estarão sendo lançados 4. Além do Chéri, há ainda Anti-heróis e Aspirinas (Yury Hermuche), Depois das monções (Gabriela Goulart Mora) e A rua de todo mundo (Carolina Nogueira). Como amigos de longa data que somos, criamos o selo Longe, que une as obras em torno do conceito de viagens, distâncias e estranhamentos, temas comuns a todos os livros.

Se quatro livros não bastam, saiba que no cinema haverá a exibição de filmes de cineastas de Brasília que possuem relação com os temas da noite.

Se nada disso te convencer, concentre-se na data: em 11/12/13, por via das dúvidas, não fique em casa. Esteja avisada, madame, esteja avisado, monsieur.

Vai um resumão:

Lançamento dos livros Chéri à Paris, Anti-heróis e aspirinas, Depois das monções e A rua de todo mundo.
No Cine Brasília, o mais bacana e tradicional cinema de Brasília
Em 11/12/13 (ó...), às 19h
Baixe aqui o release do evento e do selo Longe


Ps: Em breve divulgo por aqui o site para comprar o livro nas versões impressa e ebook.

2 comentários:

Elaine disse...

Que legal! Sempre procurei acompanhar o Chéri e confesso que fiquei bem triste quando você voltou para o Brasil e, obviamente, teve que parar de escrever!!! Mas adorei saber que agora é um livro. Moro em Brasília e vou tentar ir sim! Parabéns!

Unknown disse...

Olá li seu blog a anos atrás e hoje assistindo a nova série da Netflix Emily em Paris só me veio as suas crônicas em Paris, no lugar da Emily seria tão legal contar as disvwntura de um brasileiro em Paris, bem mais divertido, e na série no apartamento da Emily em Paris tem um mapa doa America Latina, por uma estante até pensei que um dos roteiristas da série seriam brasileiro