quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Chéri virou livro!

O site Chéri à Paris foi criado há quase 7 anos, assim que cheguei à França e senti que precisava registrar aquela experiência de alguma maneira. Durante 5 anos, escrevi crônicas semanais sobre as desventuras de um brasileiro na terra do fromage. Diversas foram republicadas por veículos como Le Monde Diplomatique online, Magazine Brazuca e UOL.

Depois desse tempo todo, ainda não aprendi a fazer direito o maldito biquinho, mas, finalmente, vou atingir meu segundo objetivo: lançar as crônicas em livro!

São 48 textos que procuram passar um pouco da experiência de viver em um país estrangeiro: da chegada à adaptação, do sentimento de sentir-se em casa ao momento do retorno à terra natal. Ou da surpresa de constatar que não há pão francês na França (foi mal aí pelo spoiler) à dificuldade em traduzir expressões como "toca Raul!".

Então fica assim: você está sendo oficialmente convidado para a noite de lançamento de Chéri à Paris - Um brasileiro na terra do fromage, que acontecerá na cabalística noite de 11/12/13 (melhor não bobear e aparecer), no foyer do Cine Brasília (que, não por acaso, fica em Brasília), a partir das 19h.

Se um livro não é motivo suficiente para você vir à capital, saiba que na data estarão sendo lançados 4. Além do Chéri, há ainda Anti-heróis e Aspirinas (Yury Hermuche), Depois das monções (Gabriela Goulart Mora) e A rua de todo mundo (Carolina Nogueira). Como amigos de longa data que somos, criamos o selo Longe, que une as obras em torno do conceito de viagens, distâncias e estranhamentos, temas comuns a todos os livros.

Se quatro livros não bastam, saiba que no cinema haverá a exibição de filmes de cineastas de Brasília que possuem relação com os temas da noite.

Se nada disso te convencer, concentre-se na data: em 11/12/13, por via das dúvidas, não fique em casa. Esteja avisada, madame, esteja avisado, monsieur.

Vai um resumão:

Lançamento dos livros Chéri à Paris, Anti-heróis e aspirinas, Depois das monções e A rua de todo mundo.
No Cine Brasília, o mais bacana e tradicional cinema de Brasília
Em 11/12/13 (ó...), às 19h
Baixe aqui o release do evento e do selo Longe


Ps: Em breve divulgo por aqui o site para comprar o livro nas versões impressa e ebook.

Um comentário:

Dorian disse...

Que legal! Sempre procurei acompanhar o Chéri e confesso que fiquei bem triste quando você voltou para o Brasil e, obviamente, teve que parar de escrever!!! Mas adorei saber que agora é um livro. Moro em Brasília e vou tentar ir sim! Parabéns!