sexta-feira, 8 de março de 2013

Retornar

É redescobrir as cores do inverno. O ciano da luz do sol, cuja tonalidade muda de acordo com a época do ano. O cinza nas ruas e nas faces embebidas da estação. O vermelho nas bochechas e narizes queimados pelo frio e pela secura.

É remexer no baú de olfatos e paladares quase adormecidos. Virar a esquina e tropeçar em um cheiro surpreendente de tão familiar. Virar um copo e tomar um grande gole de memória afetiva tinta.    

É reouvir a peculiar música das cidades, das ruas, dos restaurantes, dos cafés, das vozes. Uma melodia quase monocórdia, entoada sem síncope, porém bem ritmada.

É ressentir o vento frio e cobrir-se para enfrentá-lo. E, ao sair de casa, levantar a cabeça e contemplar os flocos de neve caírem sobre os óculos para então liquefazerem-se.

É requentar-se com amigos que ao longo dos anos dividiram um pouco de suas culturas, suas experiências, suas referências. E ficavam felizes quando compartilhava a minha brasilidade com eles, mesmo que nunca tenha sido capaz de ensinar a dançar “la samba”.

É relembrar rotas esquecidas, retomar ruas deslembradas, percorrer caminhos extraviados. E achar-se um pouco ao longo de cada um deles.

Retornar à França, mesmo que apenas de passagem, é revisitar a pessoa que me tornei ao longo dos últimos anos. É reencontrar com uma parte de mim qui me manquait beaucoup.

Chers amis, esse é o último texto dessa temporada do Chéri à Paris, que voltou por cinco semanas, cinco textos, o tempo das minhas férias na França. Um abraço a todos et à bientôt! 

5 comentários:

Não importa disse...

Ah... Que lindo! Molhou-me os olhos.

Caio Senna disse...

Caro Daniel,
descobri seu blog ano passado através de um amigo que me veio visitar durante meu ano de residência em Paris. Na época você acabara de voltar ao Brasil e li sua última postagem àquela época: Souvenirs. Fui tomado por uma forte emoção prenunciando meu retorno ao Brasil em agosto. Nesse mês de abril retornei à Paris passar um mês de férias e rever meus amigos e a cidade que passou também a ser minha. Hoje resolvi, não sei porque, entrar no seu blog e encontro esse texto "Retornar" e você fala de tudo que eu estou sentindo. Muito obrigado por esse presente.
Abraço

Caio Senna

Chéri disse...

Olá, pessoal. Obrigado pelos comentários. Muito legal saber que o texto, de alguma maneira, tocou vocês.

Abraços!

Julia disse...

como sua escrita é fluida, bela e instigante! adorei/adoro ler todos os seus posts!!

Anônimo disse...

Caríssimo, maravilhoso o teu texto. Essa sinestesia que proporcionou chegou a ser coloridamente deliciosa. Parabéns!